Facebook

Twitter

Twitter Icon

Comunidade no Orkut

Google
 

Layers

Será necessário fixar bem este assunto, para ter um bom desenvolvimento nas aulas de edição de imagens.

Algumas pessoas até sabem mexer um pouco no programa PSPX2, mas nao sabem usar o percentual de opacidade das layers, ou nao sabem brincar com os diversos modos de Blend que são ofertados pelo programa e que podem resultar em belas imagens criadas por nós.

As layers são camadas que se sobrepõem, elas nos permitem sobrepor efeitos e objetos sem in- terferir nas demais, as camadas (layers) então, são uma superposição de imagens.Uma layer(camada) quando nao tem cor,nao tem textura, nao tem gradiente, é chamada neste editor de layer transparente, como um papel celofane, no PSP é representado pelo desenho xadrex (veja print):


Podemos trabalhar numa só layer,porém se desejarmos fazer uma modificação ou aplicar efeito num dos objetos, não poderá ser feito, desta forma, somente alterações no todo, assim orienta-se elaborar cada objeto e texto da edição, individualmente em cada layer.

1) Podemos mudar de lugar a Palette de Layers,no PSP X2, aperte o mouse sob a barra de titulo da palette( indicado com setas no print abaixo), em seguida, arraste até o lugar desejado e solte a Palette, a Palette poderá tb ficar nas posições: horizontal (deitada) ou vertical (em pé).
Veja abaixo a palette de layers na posição vertical:
Para melhor visualização do print abaixo: dê um clique em cima do print


Veja no print do item 2 uma palette de layers na posição horizontal.

2) Para estreitar ou alargar a palette basta passar o cursor em qualquer ponto da lateral da Palette, como indicado com a seta no print , até encontar um sinal com duas setas invertidas, neste momento apertar o botao esq do mouse e levar o cursor para cima (alarga a palette) ou para baixo para estreitar a Palette.





Com a Palette de Layers ativada (para ativar veja item 4):
3) Auto Hide


Na Palette de Layers tem o Auto Hide(veja no print abaixo), clicando no desenho tipo um sino, o sino virará para os lados ou para baixo. Para os lados a palette se ocultará toda vez que clicarmos fora da palette, ficando visível apenas a barra de titulo da palette.
A Palette desocultará totalmente quando encostarmos
o cursor do mouse na sua barra de título.
O "sino"para baixo, a palette
ficará totalmente visível.





4) Selecionando uma layer na Layer Palette, clique com o botão direito do mouse em cima da layer que deseja trabalhar, e ela ficará mais escura, a layer estará selecionada, preparada para ser trabalhada (com textos, tubes, brushes, cores, para ser copiada, etc..). Observe a Palette de Layers do próximo item (item5).

5) Para ativar esta palette, vá no comando Palettes e ative, acompanhe abaixo:

Para melhor visualização do print abaixo: dê um clique em cima do print




6) Para criar uma nova layer, menu: Layers>New Raster Layer e aplique ok na janela que abrir ou faça como explicado abaixo, clicando com o botao direito do mouse em cima da layer na Palette de Layers, abrirá um menu suspenso, como abaixo, neste menu, pode se escolher: New Raster Layer(nova layer), Duplicate (duplicar), Delete etc... aqui no caso foi escolhido: New Raster Layer



7) Para renomear a layer (opcional) clique com botao direito do mouse na Palette de Layer, sob a layer q deseja mudar o nome, no menu suspenso, escolha: Rename, digite no local aberto, o nome escolhido, veja abaixo indicado pela seta, Raster1 foi trocado para Fantasy.




8) Para duplicar siga o passo do item6 e escolha no menu suspenso a opção: Duplicate, veja no print abaixo a layer 1 que é denominada raster 1 foi duplicada e resultou na: copy of raster 1.




Exemplo de uma layer (Raster1) duplicada 2x, observe na Palette de Layers, que as layers foram renomeadas pelo programa de : Copy of Raster 1 e Copy(2) of Raster 1



9) Visualizando o conteúdo de uma layer na Palette de Layers:
Na Palette de Layers pare o cursor sob a layer desejada e o seu conteúdo aparecerá. No print abaixo, o cursor foi parado na raster 1, veja mostrado com uma seta vermelha o conteudo da raster 1:





10) Anulando a visualização de uma layer, compare os dois prints abaixo para entender:



a cima temos imagem que está se formando com 4 layers que renomeei todas elas:
a raster 1 passei para: Fundo,
raster 2 para Texto,
raster 3: Tube,
raster 4 para Marca (marca:by Sancrisrj)

Abaixo veja o print que cliquei no Visibility Toogle ("olho") da Palette de Layers, observe a imagem(lado esquerdo marcado com a seta), desapareceu na imagem o conteudo da layer do Tube, esta layer ficou desabilitada, e no "olho" apareceu o símbolo de nulo, para habilitar, basta clicar no mesmo Toogle, compare com a imagem acima.




11) Opacidade das Layers - na Palette de Layers há um box para marcar de 0 a 100% a Opacidade de cada layer, geralmente usamos o percentual 100, que podemos diminuir para controlar a opacidade de uma layer num percentual menor que 100%.
Vamos comparar:
Na imagem abaixo (1º print) abri uma nova layer e pintei com a ferramenta Flood Fill (balde) com a cor solida azul e deixei a opacidade 100%, acompanhe como ficou, agora, na ponta do canto inferior direito (veja seta), clico e arrasto o botao esq do mouse para a esquerda vagarosamente até encontrar o percentual em que a opacidade me fique satisfatória, coloquei 42%, veja no segundo print como ficou:

1º Print: opacidade 100% na layer que contém a cor sólida azul



2º Print:opacidade 42% na layer que contém a cor sólida azul


Com opacidade da layer da cor solida azul 42%, as outras layers foram empregnadas com um tom azul voltado para o roxo.
Senao gostar, altere novamente o percentual clicando e arrastando onde marcado com a seta verde.

12) Blend Mode na Palette de Layers- Com o Blend Mode podemos dar varios efeitos, e brincar com as layers, basta clicar na seta branca do box Blend, que aparecerá um menu suspenso, com os diversos modos que poderemos escolher para aplicar a layer desde o Normal até o Exclusion veja abaixo algumas diferenças
Numa imagem original, abri uma nova layer, colei um tube e deixei o Blend Normal opacidade 100:




Na mesma layer, mesma opacidade, mudei o Blend para Hard Light, veja como ficou:



Na mesma layer, mesma opacidade, mudei o Blend para Screen, veja como ficou:



Percebeu as diferenças?

13) Agrupar as Layers:

Precisamos agrupar(unir, juntar) as layers que criarmos para formar a imagem.

13.1)Merge Down= agrupar duas layers - seleciona-se a layer desejada e após o comando ela se unirá com a layer de baixo.
Entao...no print abaixo, foi selecionada a raster2 que tem o texto, depois na barra de menu no topo do PSP, em Layers> Merge>Merge Down ou na Palette de Layers, clicar com o dir do mouse na raster2 e no menu suspenso escolher: Merge>Merge Down







a raster 2 se juntou com a raster 1 e resultado= raster 1, neste exemplo layer do tube ficou junto com layer do texto, qualquer efeito, plugin q se aplicar nesta raster 1, será aplicado nos dois conteudos ao mesmo tempo.






13.2) Merge Visible= agrupa quantas layers se desejar e o resultado será uma imagem transparente, se todas as layers agrupadas forem transparentes.
Acompanhe abaixo, todas as layers são transparentes,

Print 1:

Print 2:(aplicando Merge Visible)



Resultado: a imagem continuou transparente quando aplicado Merge Visible.

Print 3:



Atenção: O Merge Visible também pode ser aplicado se uma ou mais layers tiverem textura, gradiente, um background, cor solida, pattern, porém obviamente, o resultado originará uma imagem sem fundo transparente, originará uma imagem com fundo opaco.

13.3) Merge All(Flatten)= agrupa quantas layers desejar, porém se todas as layers forem transparentes, o resultado será uma imagem com fundo branco.
Veja a imagem do print 1 do item 13.2, foi aplicado Merge>Merge All, acompanhe no print abaixo, na imagem no lado esquerdo
o resultado do Merge All (fundo opaco)




13.4) Alguns agrupamentos podem ter resultados com fundo mais escuros (opacos) com o Merge All se as layers tiverem um pouco de transparencia, veja a imagem abaixo (lado esquerdo)

Print1:


Apliquei Merge All(Flatten) resultado:
Print 2:


Apliquei Merge Visible resultado:
Print3:




Observe bem o fundo de cada uma,comparando: no print 2 (que apliquei Merge All) ficou com o fundo um pouco mais escuro do que a imagem aplicada Merge Visible - print 3).

Atenção: Qualquer imagem transparente se fôr salva com formato: .jpeg (jpg), ou outro formato que nao seja: .png, .psp, .pspimage, .psd perderá a transparência, ficará com fundo opaco.

Fim

Gostou destas informações?então... assine gratis nosso Feed
e receba todas as atualizações:






LINK-ME


Quer ser parceiro do Arte Virtual?

Link-me em seu site e envie-me o banner
ou o endereço do seu site.

Parceiros